• lucianatascaadv

Belo Horizonte: nosso coração

Nesse post contaremos um pouquinho da história de Belo Horizonte, onde fica nossa sede. Vem conosco para entender um pouquinho do nosso amor por essa cidade!


 

Belo Horizonte foi planejada pelo engenheiro Aarão Reis e inaugurada em 12 de dezembro de 1897, na Praça da Liberdade. Inicialmente, a cidade foi chamada “Cidade de Minas”. Quatro anos mais tarde, a cidade ganhou o nome de Belo Horizonte.


Em visita à cidade, em 1980, o Papa João Paulo II realizou uma missa na Praça Israel Pinheiro e, diante da linda paisagem no alto do bairro das Mangabeiras, se encantou com o nosso belo horizonte:


Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!



Não é porque é o Papa, mas ele tinha toda razão. Rs! Pessoalmente, é um dos meus pontos preferidos da cidade!


A celebração não só marcou a história da cidade, mas também da praça, que passou a ser chamada de Praça do Papa, onde foi erguido um monumento para homenagear o ilustre visitante. Cercada pela Serra do Curral, a praça é um belo lugar para passear e apreciar a vista panorâmica da nossa linda cidade.


Entre as décadas de 30 e 40, BH recebeu alguns de seus icônicos símbolos, alguns a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck. Foi nesse período que a capital mineira recebeu os trabalhos de Oscar Niemeyer, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti e Candido Portinari.



Mais de 100 anos depois, a cidade continua palco de uma bela arquitetura e manifestações artísticas surpreendentes, como o festival CURA, que transformou os prédios da cidade em enormes painéis de manifestação cultural.



Vale MUITO a pena ir no site e conferir o trabalho de todos os artistas incríveis envolvidos nesse projeto: CURA – Circuito Urbano de Arte (clica!)


Hoje, a capital mineira abriga cerca de 2,5 milhões de moradores e ainda assim consegue manter o jeitinho de interior que tanto conquista, com uma boa mistura de grande capital com o acolhimento de uma cidade do interior.


Sentir-se em casa na capital de Minas Gerais é tarefa fácil, se depender da hospitalidade do seu povo acompanhada de um pão de queijo, um “cafezin” ou uma boa cerveja gelada nos milhares de botecos locais. Inclusive, em meados de abril a maio costuma acontecer um concurso imperdível chamado Comida di Buteco. Pode chegar!


E é nesse cantinho acolhedor e surpreendente chamado Belo Horizonte que a nossa atuação se concentra e os atendimentos são realizados.


Conheça Belo Horizonte e divida conosco o encantamento por essa cidade!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo