top of page
  • Foto do escritorlucianatascaadv

15 anos da Lei Maria da Penha: "Meu sofrimento se transformou em luta"

Esse post foi publicado em nossas redes sociais em 12 de agosto de 2021.

 

No mês de agosto a Lei Maria da Penha completa 15 anos, transformando este mês no mês da luta contra a violência contra a mulher.


A Lei 11.340, de 2006, é conhecida pelo nome de Maria da Penha, uma farmacêutica brasileira cearense que sofreu duas tentativas de assassinato pelo seu marido, o que causou a sua paraplegia. Juntamente ao movimento da luta feminista no Brasil desde a década de 70, denunciou a violência e lutou para que seu agressor viesse a ser condenado.


A Lei é o marco da proteção às mulheres e dos direitos humanos femininos contra agressões cometidas em ambientes diversos, estabelecendo medidas de assistência e proteção às vítimas de violência doméstica, e incentiva as denúncias de violência.


Infelizmente, o Brasil ainda ocupa alta posição no ranking dos países maios violentos do mundo para as mulheres. Para mudar esse cenário, além da luta de outras mulheres corajosas como Maria da Penha, ainda é preciso muita consciência e o entendimento do perigo da cultura machista e patriarcal que ainda prevalece no país.


Saiba mais sobre os importantes avanços que a Lei Maria da Penha trouxe para o país: https://bit.ly/LeiMariaDaPenha15anos

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page